A Secretaria Municipal de Saúde (SMS Maceió) é um órgão da Prefeitura Municipal de Maceió que tem a finalidade de servir à população com as políticas públicas de saúde do Município.

Focando em sua promoção, prevenção, proteção e reabilitação, garantindo o acesso humanizado dos usuários aos serviços de saúde.

SMS Maceió

Compete ainda a SMS prover as condições materiais e administrativas necessárias ao funcionamento da rede de saúde do SUS em Maceió, participando do desenvolvimento de ações e serviços de sistema vigente em sinergia com outras esferas do Poder Público e entidades privadas conveniadas.

Plano Municipal de Saúde

O Plano Municipal de Saúde (PMS), aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Maceió em 2017, conforme Resolução n° 18/2017, é um instrumento técnico-político de expressão das necessidades de saúde da população e da organização do Sistema Único de Saúde (SUS) para responder às demandas e enfrentar os problemas identificados pelos diversos atores que fazem o SUS. O PMS constitui-se um documento básico, orientador da Política Municipal de Saúde para um exercício de quatro anos, que, anualmente, norteia a definição da programação anual das ações e serviços de saúde prestados e as diretrizes da gestão do SUS.

Nesse direcionamento, o Plano Municipal de Saúde 2018-2021 foi construído por meio de 08 oficinas distritais – com representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores da saúde, prestadores e gestores do SUS – e 06 oficinas com equipes técnicas e gestoras da Secretaria Municipal de Saúde, contando com a participação efetiva de mais de 500 pessoas no processo de elaboração.

Enquanto instrumento institucional de gestão, o referido plano incorpora uma visão estratégica, levando em consideração a análise da situação de saúde da população, os problemas e necessidades relativos à organização do SUS e as propostas das conferências públicas do PMS e do Plano Plurianual e, ainda, da Conferência Municipal de Saúde de 2015, numa construção compartilhada com a sociedade maceioense.

O Plano Municipal traz, em sua formulação, dois eixos estratégicos, 15 diretrizes, 83 metas e 39 indicadores, que representam o compromisso assumido pelos diferentes atores sociais que conduzem o Sistema Único de Saúde no Município de Maceió.



SMS Maceió Contracheque

Se você é um Servidor Municipal (ativo, inativo, aposentado ou pensionista) tem direito a consultar o Contra Cheque da Prefeitura de Maceió sempre que achar necessário.

Para realizar o acesso você deve ter em mãos ou o número da sua matrícula ou o número do seu CPF.
Você terá acesso online às informações funcionais, como:

  • Comprovante de rendimentos pagos;
  • Holerites;
  • Comprovante de imposto sobre renda retido na fonte.

SMS Maceió Consulta Processo

No site é possível realizar a consulta de processos e acompanhar o andamento.

SMS Maceió Esus

A estratégia e-SUS AB busca reestruturar e integrar as informações da Atenção Básica em nível nacional. O objetivo é reduzir a carga de trabalho na coleta, inserção, gestão e uso da informação na AB, permitindo que a coleta de dados esteja inserida nas atividades já desenvolvidas pelos profissionais.Por meio do e-SUS AB, a rede de serviço que compõe a Atenção Básica alimentará o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), que substitui o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab).

As possibilidades de utilização da estratégia se adaptam à realidade dos municípios, especialmente no que diz respeito à informatização e à conectividade das Unidades Básicas de Saúde. Nas UBS onde os ambientes de atendimento (recepção, consultórios, sala de procedimentos) contam com computadores, é possível a utilização do Sistema com PEC, mesmo sem acesso à internet, que fornece informações individualizadas de cada um dos usuários da unidade e contém funcionalidades que facilitam o dia a dia das equipes, como a organização das agendas dos profissionais que atuam na AB.

As Unidades Básicas de Saúde que possuem menos infraestrutura de informática poderão adotar o Sistema com CDS, em que as informações são registradas em fichas de papel e depois digitadas no sistema. Já os municípios que já contavam com sistema próprio podem transmitir seus dados a partir da integração dos dois softwares, de acordo com as orientações técnicas disponíveis no site do e-SUS AB.

Horário de Funcionamento SMS Maceió

  • Segunda a sexta das 8h às 14h

Onde Fica, Endereço e Telefone SMS Maceió

  • R. Dias Cabral, 569 – Centro, Maceió – AL
  • Telefone: (82) 3315-5229

Outras informações e site

Mapa de localização