Maceió é a porta de entrada para quem visita o Estado de Alagoas. Saiba o que fazer em Maceió e como explorar os melhores passeios e pontos turísticos da capital.

A verdade é que muita gente viaja para Maceió e de lá mesmo, faz vários passeios bate-volta para outros pontos turísticos do Estado de Alagoas. Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Maragogi, Paripueira, Praia do Francês são apenas alguns dos destinos que é possível conhecer a partir de Maceió mesmo.

Maceió Pontos Turísticos

Confira a seguir o que fazer em Maceió, as melhores praias e os passeios em um dos Estados mais lindos do Nordeste brasileiro.

Praia de Pajuçara e Piscinas Naturais

Praia de Ponta VerdeA Praia de Pajuçara é uma das mais famosas de Maceió, por conta do passeio até as piscinas naturais.

A praia em si, não gostamos muito. O calçadão está um pouco abandonado e a faixa de areia também não é das mais bonitas. Como é uma das praias mais próximas do centro de Maceió, não passa uma sensação de muita segurança.

  • Porque Conhecer: A Praia de Pajuçara é um programa imperdível em Maceió, por ser uma das praias mais famosas da cidade e ponto de embarque para as piscinas naturais.
  • Como Chegar: Essa praia fica bem em frente ao Hotel Meridiano, onde ficamos hospedados. Na verdade, boa parte dos hotéis de Maceió fica entre as Praias de Pajuçara e Ponta Verde.
  • Como Funciona: Para fazer o passeio até as piscinas naturais, vale conversar com os jangadeiros para perguntar o melhor horário, de acordo com tábua das marés. Consulte e negocie os preços, mas não é preciso reservar nada com antecedência. Chegando no dia mesmo, é possível encontrar ampla oferta de jangadeiros na praia.

Piscinas Naturais de Pajuçara

Um dos passeios mais famosos em Maceió é ir até as piscinas naturais de Pajuçara. Como já falamos antes, vale consultar os jangadeiros para saber qual o melhor horário.

Praia de Ponta Verde

Praia de Ponta VerdeCaminhando a partir da Praia de Pajuçara, é possível chegar na Praia de Ponta Verde, a mais bonita de Maceió, na minha opinião.

Não dá muito para notar quando Pajuçara vira Ponta Verde. Mas conforme consultamos, uma das ruas divisórias do perímetro seria a Rua Engenheiro Demócrito Sarmento Barroca, quase em frente à feirinha de artesanato.

  • Porque Conhecer: A praia de Ponta Verde é super urbana, com prédios, restaurantes e muita gente na areia, mas a cor do mar é espetacular. Uma das características da praia é um farol, que é possível chegar pertinho na maré baixa.
  • Como Chegar: A Praia de Ponta Verde é bem central e fica literalmente numa ponta, com as praias de Pajuçara e Jatiuca como vizinhas. Caso queira se locomover mais rápido, além do carro e de ônibus, é possível também usar aplicativos como o Uber.
  • Como Funciona: Como toda praia urbana, a faixa de areia é bem movimentada e com ampla oferta de barracas de praia e restaurantes.
  • Dicas: Vale super a pena ir para Ponta Verde aos domingos. Apesar do movimento, a praia fica fechada para carros e todo mundo ocupa as calçadas, criando um delicioso parque à beira-mar.

Praia de Jatiúca

Praia de JatiúcaEsse trecho de praia também é bem urbano, conta com barracas e estrutura à beira-mar. Com frequência mais sofisticada do que em Pajuçara, possui também o belo mar das praias anteriores.
A divisa entre as praias seria a Rua Deputado José Lages.
Na maré baixa, o mar de Jatiúca é praticamente uma piscina, ideal para curtir com crianças. Na maré alta, a faixa de areia é bem pequena, mas o mar fica ainda mais bonito.

Praia do Francês

Praia do FrancêsA Praia do Francês é uma praia localizada no município de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, no Brasil.

O canto esquerdo da praia possui infraestrutura com bares, restaurantes, piscinas naturais e ondas calmas, pois é protegido pelos arrecifes. O lado oposto é mais selvagem, com ondas fortes, razão pela qual é procurado por surfistas e para campeonatos de surfe. As suas águas variam do azul-turquesa ao verde-escuro e a areia é clara e fofa. Entre as várias atrações, estão disponíveis voos de ultraleve, passeios de banana boat, barco e jet-skis, além de diversas lojas de artesanato.



Barra de São Miguel

Barra de São MiguelBarra de São Miguel é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Maceió, no Estado de Alagoas. Encontra-se a 09º50’24” de latitude sul e 35º54’28” de longitude oeste, a uma altitude de 2 metros. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 8 264[3] habitantes.

Possui uma área de 76,96 km².

Praia do Gunga

Praia do GungaA Praia do Gunga é uma praia brasileira localizada no município de Roteiro, no estado de Alagoas. A praia fica situada em uma curva sinuosa entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro. A Região é cercada por um grande coqueiral, dispõe de várias atrações para diversão, desde tomar banho de mar ou lagoa, visitar as falésias a passear de barco ou buggy.

Durante a maré baixa, o mar tende a ser mais azulado, quando a maré sobe e o mar se encontra com a lagoa, a água fica esverdeada. A praia faz parte do município de Roteiro e só pode ser acessada via mar ou por via terrestre tendo que passar dentro de uma propriedade rural privativa para assim chegar a esse belo lugar.

Praia de Paripueira ou Passeio até as Piscinas Naturais de Maragogi

Praia de Paripueira ou Passeio até as Piscinas Naturais de MaragogiA Praia de Paripueira localiza-se no município de mesmo nome, Paripueira, na região metropolitana de Maceió, Alagoas, e conta com uma população superior a 12 mil habitantes. A Praia de Paripueira é uma das razões para esse município ser um grande ponto turístico, com as suas belas piscinas naturais, assim como a Praia do Sonho Verde, que se destaca também pela sua paisagem natural, preservada.

A Praia de Paripueira tem como característica particular os seus enormes bancos de areia, os quais formam as piscinas naturais, famosas na região. É desta praia que partem vários barcos para outra das praias famosas de Maceió, a Praia do Carro Quebrado.

Conta com aproximadamente 25 piscinas naturais a pouco mais de 800 metros da costa.

Outra das características que mais marcam essa praia são as barreiras de corais, sendo que estas são consideradas a terceira formação de corais maior de todo o mundo.

A cerca de 30 quilômetros do centro de Maceió, ela se encontra bem perto de tudo, o que é uma vantagem para os que procuram tranquilidade, mas não dispensam ficar longe de um centro urbano.

Ela é uma das praias mais longas de todo o Estado de Alagoas, e durante a maré baixa você consegue andar vários quilômetros mar adentro, e a água não passa os seus joelhos.

Geralmente só é frequentada pelos pescadores, mas durante a alta temporada os visitantes enchem as ruas do litoral de Maceió, inclusive nessa praia.

O clima é muito agradável e ameno, perfeito para um bom dia de praia. A faixa de areia é grande, clara, e é batida, ideal para fazer longas caminhadas.

Toda ela é cercada de árvores, coqueiros, e tem vários barquinhos de pescadores encostados no areal. Sem dúvida, um cenário encantador e bem charmoso.

Capitão Nikolas e Praia do Carro Quebrado

Capitão Nikolas e Praia do Carro QuebradoA Praia do Carro Quebrado é considerada uma das melhores praias de Alagoas. A praia é selvagem, sem nenhuma infraestrutura e cercada de falésias. Mas ali pertinho, em Barra de Santo Antônio, fica o restaurante Capitão Nikolas, que oferece passeios até a praia.

  • Porque Conhecer: A Praia do Carro Quebrado é considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas. Do alto de uma falésia, existe um mirante com visual cinematográfico para toda a praia.
  • Como Chegar: O acesso por conta própria não é muito tranquilo. É preciso seguir até o município de Barra de Santo Antônio e atravessar uma ponte até a Ilha da Croa. O acesso é em estrada de terra, até chegar no restaurante Capitão Nikolas. Não é recomendado seguir no próprio carro. Chegando lá, o recomendável é contratar um passeio de buggy até a Praia do Carro Quebrado.
  • Como Funciona: O Capitão Nikolas possui restaurante, barraca de praia e até piscina, tudo pode ser utilizado mediante o pagamento de um day-use. A Praia do Carro Quebrado é deserta e não possui infraestrutura.
  • Dicas: Na maré alta, a faixa de areia da Praia do Carro Quebrado praticamente desaparece. Procure visitá-la na maré baixa.

Praia de Pratagi

Praia de PratagiConsiderada um dos recantos da cidade, a praia de Pratagi é uma boa opção para os que buscam uma bela paisagem para admirar e relaxar. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, mas ainda é pouco conhecida pela maior parte dos que visitam o município nas férias. Moradores da região e pescadores são os principais frequentadores do lugar.

De mediana extensão, conta com uma boa faixa de areia dourada e fina, o mar é levemente movimentado, formando pequenas ondas dependendo do tempo. Suas águas são cristalinas e de temperatura agradável, ideal para um delicioso mergulho e para a prática de esportes náuticos. Cercada por belos coqueiros, essa praia possui boa infraestrutura, com bares e restaurantes que servem pratos da culinária local.