O Porto de Jaraguá, também conhecido como Porto de Maceió, é um porto brasileiro localizado no estado de Alagoas, na capital Maceió.

Atualmente é administrado pela APMC – Administração do Porto de Maceió, subordinada a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).

Porto de Maceió

Foi o desenvolvimento econômico e comercial do Porto de Jaraguá, junto às margens da lagoa Mundaú, chamada maçaio, que fez surgir uma grande povoação que recebeu o nome de Maceió, atual capital de Alagoas.

O Porto de Jaraguá é considerado um “porto natural” que facilita o atracamento de embarcações, por onde os produtos mais exportados na época da colonização foram açúcar, fumo, coco e especiarias.

Tem o maior terminal açucareiro do mundo, além de ser um dos mais movimentados do Brasil.

Porto de Maceió Programação de Navios

Para saber sobre a programação de navios no Porto de Maceió, acesse o site.

Porto de Maceió História

A Previsão de melhoramentos no ancoradouro da cidade de Maceió data de 1875. Em 1896 a empresa The National Brazilian Harbour Company Ltd. Obteve a concessão do porto nos permissivos da Lei Imperial nº 1.746, de 13 de outubro de 1869, mas não realizou as obras determinadas, sendo o contrato rescindido pelo Governo Federal em 1905. Novos estudos foram elaborados a partir de 1910, contudo, o desenvolvimento das instalações sofreu impedimentos de ordem financeira.

Pelo decreto nº 23.469, de 16 de novembro de 1933, a União autorizou o governo do estado de Alagoas a construir e explorar comercialmente o porto. A execução do atual projeto, teve início em 1935, a cargo Companhia Geral de Obras e Construções S.A. – GEOBRA, ocorrendo a inauguração do cais em 20 de outubro de 1940.

Porém as operações começaram oficialmente em 23 de janeiro de 1942, quando houve o primeiro embarque de açúcar. Em 9 de agosto de 1963 foi editado o Decreto nº 52.345, transferindo a vinculação da Administração do Porto de Maceió para o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis – DNPVN. Em 1975, o Governo Federal criou a Empresa de Portos do Brasil – PORTOBRAS, substituindo o DNPVN.
Em 1990, é extinta a PORTOBRAS e o Porto de Maceió

é vinculado a Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN através de um convênio com a Secretaria de Transporte Nacional – STN e o Departamento Nacional de Transporte Aquaviário – DNPH. Durante a sua existência, o Porto de Maceió ampliou a sua estrutura realizando as obras de engenharia que datam desde 1942, com o acesso rodoviário, acesso ferroviário e cais com estação de passageiros.

O aterro hidráulico que propiciou o terminal açucareiro e o comercial totalizando 750 m de cais em 1974. Em 1978, o novo acesso rodoviário e o enrocamento para o seu lado externo e uma rede de energia elétrica; o píer petroleiro iniciado em 1989 e concluído em 1995. Em 1996, o porto realizou obra de dragagem do canal de acesso ao cais comercial.



Em Dezembro de 2001 foi iniciado a construção do cais para conteineres, prolongando o cais comercial em 80 metros com a extremidade norte do terminal açucareiro, formando uma dársena com 350m de extensão.

Porto de Maceió Trabalhe Conosco

Para aqueles que almejam trabalhar em uma empresa que preza por realizar serviços da mais alta qualidade, e que zela por seus colaboradores e profissionalismo sempre, estes profissionais devem trabalhar no Porto de Maceió, acesse o site para enviar seu currículo.

Porto de Maceió Visita Técnica

Agendamento de Visitas de Estudantes

A Administração do Porto de Maceió tem como objetivo social dar conhecimento sobre a importância da logística portuária e o papel do Porto de Maceió para o desenvolvimento econômico do Estado.

Assim, está à disposição para receber visitas de grupos de até 20 integrantes sendo estes alunos/professores ligados a uma instituição de ensino técnico e/ou superior. As visitas devem ser previamente agendadas.

Palestra sobre o Porto, ministrada por integrante da Diretoria Técnica e Comercial.
Visitação a faixa do cais, acompanhado por integrante da Diretoria Técnica e Comercial.

Pré-agendamento:

Deve ser feito através do e-mail gabinete@portodemaceio.com.br ou berenaldo@portodemaceio.com.br ou ainda por telefone (82) 2121-2500 para verificação de disponibilidade de datas e horários.

Durante esse contato são solicitados os dados da instituição que requer a visita, fixando-se uma data-limite para envio de ofício formalizando o pedido. Sem este documento o agendamento não será efetivado. Após esses procedimentos a Administração do Porto de Maceió envia e-mail com instruções sobre a visita.

Envio do ofício: O ofício – timbrado e assinado – deve ser enviado pela instituição à Administração do Porto de Maceió, em nome de seu diretor Presidente. O ofício pode ser enviado via e-mail (escaneado) ou entregue pessoalmente. Nesse documento devem ser destacados: data, horário e número de visitantes.

Envio da lista de visitantes: Ao receber o ofício, a Administração envia um prévio aviso ao solicitante, via email, informando-o que deverá encaminhar a lista de visitantes até 1 dia antes da visita, contendo nomes e RGs.

Horário de Funcionamento Porto de Maceió

  • Segunda a sexta das 8h as 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Porto de Maceió

  • R. Sá e Albuquerque, s/n – Jaraguá – Maceió – AL
  • Telefone: (82) 2121-2500

Outras informações e site

Mapa de localização