Semas garante 16 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação em Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da cidade de Maceió ampliou a parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e vai disponibilizar 16 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação em 2013. Para participar da capacitação profissional, o beneficiário precisa estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O número de vagas para 2013 foi quadruplicado após solicitação da Assistência Social de Maceió devido à grande procura pelos cursos, no início do ano, e aos resultados positivos relativos ao acompanhamento das turmas. Em 2012, 4 mil vagas foram disponibilizadas durante todo o ano.

“Nós solicitamos a ampliação no número de vagas e a proposta foi aceita pelo Programa devido ao sucesso dos cursos com as turmas abertas no início do ano. A proposta foi aceita diante da credibilidade e organização no monitoramento dos beneficiários realizados pela Secretaria”, destacou a coordenadora-geral de Programas Especiais e Complementares da Semas, Silvânia Cunha.

Atualmente, estão sendo oferecidas 422 vagas de cursos na cidade de Maceió em diversas áreas. Há turmas com início das aulas previsto para a segunda quinzena de junho. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos e o aluno ainda recebe material didático, auxílio transporte e alimentação.



Entre os cursos oferecidos estão línguas (inglês e espanhol), recepcionista de eventos, monitor de recreação, vendedor, promotor de vendas, agente de limpeza e conservação, entre outros.

“Nossa intenção é oferecer a qualificação profissional para os beneficiários do CadÚnico e, com isso, dar oportunidade para estas pessoas serem inseridas no mercado de trabalho e garantir a cidadania para quem está em situação de risco ou vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió (Estado de AL), Juliana Vergetti.

Para participar dos cursos gratuitos é preciso ter idade entre 16 e 59 anos e ser beneficiário do Bolsa Família ou estar inserido no CadÚnico – instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.

O candidato interessado deve procurar a sede do Bolsa Família – que fica na Rua Barão de Atalaia, 753, no bairro do Poço –, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 15h, e apresentar os originais da Carteira de Identidade, do CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS (Número de Inscrição Social) e um comprovante de residência.

Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação de formação profissional, voltada para inscritos no Cadastro Único, com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário