Semtabes e Sebrae organizam oficinas sobre revitalização de mercados e feiras em Maceió

O processo de requalificação dos mercados públicos da Produção, do Tabuleiro e de Jaraguá, bem como de suas respectivas feiras livres, será o assunto de oficinas no início do mês de maio. Essas oficinas reunirão representantes de órgãos públicos municipais, estaduais, federais e privados, além dos administradores desses estabelecimentos.

A definição foi tirada em uma reunião na manhã de terça-feira (19/03), na sede do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, entre o consultor especialista na requalificação de mercados e feiras, José Alberto Muricy, a secretária municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, e equipes da Semtabes, da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e do próprio Sebrae.

A consultoria, que servirá de base para a requalificação dos mercados e feiras, é fruto de uma parceria firmada entre a administração do prefeito Rui Palmeira, através da Semtabes, e o Sebrae. O objetivo, com a requalificação, é oferecer um ambiente com melhores condições para comerciantes e consumidores, além de oferecer formas de capacitação aos comerciantes e de melhorar o ordenamento dos estabelecimentos, através, inclusive, do Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados, desenvolvido em estabelecimentos de outras partes do país pelo Sebrae – inclusive, em outros municípios de Alagoas.

Durante as oficinas na cidade de Maceió, serão formados Comitês das Feiras, cujo objetivo será dividir atribuições na requalificação e na manutenção das melhorias por que passarem os mercados e feiras.

Na manhã da última segunda-feira (18/03), acompanhado pela secretária-adjunta da Semtabes, Cristina Nolasco, e por equipes da Secretaria e do Sebrae, Muricy visitou os três mercados, para conhecer a situação dos estabelecimentos e fazer, em breve, um diagnóstico.

Reunião



Na reunião desta terça-feira, o consultor falou um pouco sobre a situação dos mercados e feiras visitados e explicou qual é a metodologia utilizada pelo programa do Sebrae para melhorar os estabelecimentos, citando exemplos de outros mercados e feiras do país que já passaram pelo processo. Muricy destacou que todos os locais visitados contam com uma característica positiva em comum: uma intensa movimentação econômica na região em que os mercados e feiras estão inseridos.

“Isso pode ser visto pelo entorno. Há um comércio local muito forte. Há muitas empresas fortes instaladas no entorno”, destacou o consultor. Ele também disse que já analisou a legislação que trata dos estabelecimentos em Maceió. Durante a reunião, ele destacou a necessidade de elaboração de bons projetos para a obtenção de recursos para a requalificação. Segundo Muricy, diversos ministérios disponibilizam recursos para esse processo.

O consultor também destacou que, para que o processo de requalificação se desenvolva, é necessária a participação de fregueses, feirantes, poder público – com suas secretarias e órgãos, nos âmbitos municipal, estadual e federal – e parceiros. Ele defendeu, inclusive, a importância da vontade política nesse sentido.

Vontade

A secretária Solange Jurema destacou o empenho do prefeito Rui Palmeira no sentido de requalificar os mercados e feiras de Maceió. Ela explicou que organizar os mercados é um processo complexo, que não pode ser feito de forma imediata. “O quadro é complexo. Mas vamos trabalhar para resolver a situação. Essa é a vontade do prefeito Rui Palmeira”, declarou, destacando também a necessidade do trabalho conjunto de todas as secretarias e órgãos municipais nesse sentido e de ouvir os feirantes e a população.

“Esse trabalho, como colocou o consultor, exige o esforço de outras secretarias e órgãos, em parceria com a Semtabes. E é um trabalho que também não pode ser feito sem ouvir os protagonistas deste processo, que são os feirantes e a população”, afirmou a secretária.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário