Município São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2004 era de 6.354 habitantes.

Chamava-se, antes, Freguesia de Nossa Senhora Mãe do Povo. Mudou sua denominação, segundo a tradição, depois que um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta de musgos e algas marinhas.

São Miguel dos Milagres

Ao levá-la para casa e fazer sua limpeza, descobriu que se tratava de uma imagem de São Miguel Arcanjo, provavelmente caída de alguma embarcação. Ao terminar o trabalho de limpeza, o pescador descobriu espantado, que uma ferida persistente que o afligia há tempos estava totalmente cicatrizada.

A notícia logo se espalhou, fazendo com que aparecessem pessoas em busca de cura para suas doenças e de novos milagres. Sua colonização tomou corpo durante o período da invasão holandesa, quando moradores da sofrida Porto Calvo fugiram em busca de um lugar seguro para abrigar suas famílias e de onde pudessem avistar com antecipação a chegada dos inimigos batavos.

A capela inicial, que deu origem à freguesia estabelecida pela Igreja Católica, foi dedicada a Nossa Senhora Mãe do Povo.

Sua história está ligada, pela proximidade, à de Porto de Pedras e à de Porto Calvo, antigo Santo Antônio dos Quatro Rios ou, ainda, Bom Sucesso. Disputa com Porto de Pedras a primazia de ser a sede do Engenho Mata Redonda, onde ocorreu a célebre batalha do mesmo nome travada, entre o exército holandês e as forças luso-espanholas e vencida pelo General Artikchof.

É compreensível a querela, uma vez que os atuais municípios não estavam formados e os limites eram imprecisos. Por muito tempo, o Engenho Democrata foi destaque na produção de açúcar na região. Igualmente, o povoado foi líder na produção de cocos, quando ainda pertencia a Porto de Pedras.

Foi elevado à vila em 09 de junho de 1864 e, a partir de 1941, um grupo de moradores, entre eles Augusto de Barros Falcão, José Braga, Aderbal da Costa Raposo e João Moraes vinham reivindicando sua emancipação do município de Porto de Pedras. A emancipação política começou no dia 6 de junho de 1960. E pela Lei 2.239, de 07 de junho de 1960, São Miguel dos Milagres emancipa-se, separando-se de Porto de Pedras.



São Miguel dos Milagres Praias

As praias encontradas em São Miguel são verdadeiros milagres da natureza. Os recifes que servem de abrigo para peixes coloridos, coqueirais que trazem boas sombras, faixas de areia clara e boas para caminhadas, piscinas naturais mornas para banhos relaxantes, além de um mar verde claro são os principais atrativos das praias do vilarejo que faz parte da Rota Ecológica.

São Miguel dos Milagres O Que Fazer

Que tal viajar para o litoral de Alagoas e conhecer algumas das praias mais reservadas e bonitas do Estado? São Miguel dos Milagres é a ótima pedida no litoral norte de Alagoas.

São Miguel dos Milagres é mais um destino da Costa dos Corais, que se estende no litoral norte de Alagoas, desde Paripueira até Maragogi. Em comum, a região é repleta de praias paradisíacas e piscinas naturais. A estrada passa por tantos lugares deliciosos que ganhou o nome de Rota Ecológica.

Mas ao contrário de outros destinos, São Miguel dos Milagres é um dos lugares mais preservados desse litoral. Com lugares bem rústicos, vilas de pescadores, pousadas pé na areia e praias praticamente desertas, essa região é uma agradável surpresa para quem a visita.

São Miguel dos Milagres Pousadas

Conheça algumas pousadas de São Miguel dos Milagres

  • Pousada Praia Bonita
  • Flat Vila dos Milagres
  • Pousada Coqueiral Dos Milagres
  • Pousada Corais dos Milagres
  • Pousada Côté Sud

São Miguel dos Milagres Fotos

São Miguel dos Milagres Fotos

Mapa Município São Miguel dos Milagres





Deixe seu comentário