Município Paripueira Maceió

Paripueira é um município da Região Metropolitana de Maceió, no estado de Alagoas, no Brasil. Sua população estimada é de 12.000 habitantes.

Município turístico, tem, como atração, belas praias com piscinas naturais, como a Praia de Sonho Verde, que se destaca por sua beleza e por sua infraestrutura.

É nesse recanto ecológico que se refugia o peixe-boi, espécie em extinção, aqui protegido pelo Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-Boi, único na América Latina.

Até o ano 1000, aproximadamente, a região era habitada por povos indígenas tapuias. Nessa época, a região foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, os quais expulsaram os tapuias para o interior do continente. No século XVI, a região era habitada por um desses povos tupis, os caetés, os quais viriam a ser escravizados pelos portugueses, que aí chegaram nesse século.

A atual cidade formou-se a partir de uma colônia de pescadores, tendo crescido por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante as Invasões holandesas no Brasil, no século XVII. Em 1635, o tenente-general o Alemão sigismund von schoppe ]]), a serviço da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, levantou, ali um grande campo fortificado, os Redutos da Praia de Paripueira, apoiado nos rios Santo Antônio Grande e São Gonçalo, com vistas a guardar a extremidade sul dos domínios holandeses, além de barrar as incursões da guerrilha luso-brasileira. Em uma pesquisa arqueológica nas ruínas de um forte.

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antônio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991 é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público. Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o Supremo Tribunal Federal manteve a decisão inicial.

Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranqüilidade de suas praias. A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.

Município Paripueira Maceió Distância

Paripueira e Maceió estão separados por uma distância de cerca de 19.2 km linha reta.



Paripueira Maceio o que fazer

A região é composta por três praias: Paripueira, Costa Brava e Sonho Verde. Em qualquer uma delas o banho de mar é obrigatório. Aliás, a ida até lá tem o mesmo peso de uma viagem ao exterior. É que os alagoanos adoram usar a expressão “estou em Paris”, quando vão curtir o luxo do sol e do mar desta cidade litorânea.

Paripueira é bem perto de Maceió, a cerca de 33 km de distância. O paraíso alagoano do litoral norte tem muitos encantos e sabores: os famosos camarão crocante e camarão jangadeiro, navegar de catamarã pelas piscina naturais, saborear os doces vendidos na praia… mas o impagável é o banho de mar de água morninha no final de tarde na praia da Paripueira. A vontade é de ficar horas só olhando o entardecer e nada mais. A movimentação nas areias de lá é mais tranquila quando comparada as praias urbanas da capital. Vá com a certeza de que ninguém irá te atrapalhar enquanto toma um banho de sol.

Quem quer ver a natureza em todo seu esplendor, a dica é embarcar a bordo de um catamarã e seguir até as piscinas naturais, consideradas uma das mais preservadas do litoral alagoano. Para curtir esse paraíso, só precisa de maré baixa, sol, protetor solar e, no mais, vivenciar a natureza com direito a uma mergulho para ver os corais e toda as belezas do mar. Geralmente os hotéis comercializam traslados até Paripueira. No local, você contrata o passeio até as piscinas naturais da região. Os pacotes são diversos e cabe a você escolher o que fazer por lá: flutuação com cilindros, fotografias subaquáticas ou simplesmente uma visita às mini-banheiras naturais do litoral norte.

As piscinas naturais de Paripueira são de águas cristalinas e mornas. O legal é que somos recebidos pelos peixes conhecidos com soldadinhos, uma atração à parte. Mas a grata surpresa são as agulhinhas, estas sim, um espetáculo para os olhos. Muito bem nutridas, elas nadam pertinho do banhista, indiferentes ao perigo de serem pescadas (e olhe que o risco é grande, pois as agulhinhas estão entre os peixes preferidos na mesa dos bares da cidade). Vale ressaltar que não é permitido alimentar os peixes ou andar sob os corais. Afinal, estamos falando de um banco de corais que segue até Pernambuco e sinaliza um dos maiores do mundo. O passeio tem duração de 2h.

Paripueira Maceió Pousadas

  • Pousada Vila dos Corais
  • Pousada dos Cajueiros
  • Pousada Fazenda Fiore
  • Pousada Mãe Das Águas

Mapa de localização Município Paripueira Maceió

“]





Deixe seu comentário