Moradora de Maceió recebe Prêmio Betinho

Após a posse do Conselho Municipal de Economia Solidária, outra solenidade foi realizada na manhã de ontem (4), na Associação Comercial, no bairro de Jaraguá. Trata-se da entrega do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que está em sua 5ª edição.

Quem recebeu a homenagem, no âmbito nacional, foi a maceioense Eliane Silva, do conjunto Paulo Bandeira, situado no Benedito Bentes. O prêmio, cujo nome é uma homenagem ao sociólogo Hebert de Souza, o Betinho – que tinha forte atuação no combate à fome e à miséria -, valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, visando melhorar as condições de vida nas comunidades de baixa renda.

Nascida em Maceió, Eliane é conselheira municipal de Habitação, coordenadora estadual de articulação da Central de Movimentos Populares (CMP) do Estado de Alagoas, conselheira municipal de Habitação, além de fundadora da Associação dos Moradores do Conjunto Professor Paulo Bandeira e da Associação dos Agricultores e Artesãos do Assentamento Amor, em São Luís do Quitunde. Também participou do assentamento de mais de duas mil famílias sem-terra e atua em projetos sociais.



Dentre as suas ações, estão os projetos Guerreiro da Paz e Mulheres da Paz, que integram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal. O primeiro, que é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, oferece curso na cidade de Maceió de capacitação, oficinas e práticas de cidadania. Já o segundo, capacita mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania.

Eliane também participa do Projeto Quintal Produtivo, que atende 40 famílias produtoras de legumes e verduras, sem agrotóxicos, para consumo próprio e comercialização. Como uma das capacitadas em curso profissionalizante do Senac/Sebrae, atuou como multiplicadora, ministrando palestras para membros da comunidade do Paulo Bandeira.

O prêmio

A quinta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã é lançado no dia 9 de agosto pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) e Rede Mobilizadores. Promovido desde 2008, o prêmio valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

Todas as ações realizadas pelos candidatos serão, posteriormente, cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário