Veículos com placa final 1 têm desconto no IPVA até dia 28 em Maceió

O Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA), exercício 2013, para os veículos com placa final 1, pode ser pago com desconto de 10%, em cota única, até o dia 28 de fevereiro. A opção de pagamento parcelado, sem desconto – em três vezes – também terá o dia 28 de fevereiro como vencimento da primeira cota e os dias 28 de março e 30 de abril como vencimentos da segunda e terceira cotas, respectivamente.

Os boletos, com as duas opções de pagamento, já foram confeccionados pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) e enviados via postal para a residência dos proprietários dos veículos com placa final 1, que podem ser pagos em qualquer casa lotérica na cidade de Maceió ou instituição bancária.

Caso o documento de cobrança do IPVA 2013 não chegue antes do dia 28 de fevereiro, o proprietário pode fazer a emissão do boleto por intermédio do site www.sefaz.al.gov.br. A emissão do documento dos veículos com placa de final 1 pode ser feita até o dia 31 de maio.



DESÁGIO

O Imposto de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2013, está com redução média de 7,8% para automóveis usados. Percentual, que, segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), José Eugênio Barros Filhos, corresponde a desvalorização de mercado do veículo.

“Os veículos populares tendem a desvalorizar menos em comparação aos carros de luxo. Portanto, como a frota alagoana é constituída em sua maioria de veículos populares, a média do deságio ficou em 7,8%”, esclarece Barros.

A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 estados brasileiros, é a única do País a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O condutor que não quitar o IPVA até o prazo estabelecido diante de cada final de placa não poderá circular com o veículo. Caso seja flagrado em circulação, será multado e poderá ter o carro apreendido.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário