Pinto da Madrugada vai levar mais de 100 mil pessoas à praia da Pajuçara em Maceió

Os adeptos do carnaval de rua, na cidade de Maceió, esperam, com ansiedade, o desfile do Bloco Carnavalesco Pinto da Madrugada, marcado para o dia 2 de fevereiro, na praia  da Pajuçara. A saída será às 08h, e mais de 100 mil pessoas, entre maceioenses e turistas, participarão do evento, animado por 600 músicos que executarão um repertório de frevos e marchas atemporais, privilegiando, sobretudo, os compositores alagoanos.

“O Pinto da Madrugada é aberto, democrático, e reúne pessoas de todas as idades num clima de harmonia e confraternização. Para se ter uma idéia, desde o seu primeiro desfile, em fevereiro de 2000, não há registros de ocorrência de violência”, enfatiza Hermann Braga de Lyra Júnior, um dos diretores do bloco.

Ainda de acordo com Braga Lyra, como é mais conhecido, o Pinto da Madrugada, fundado há 14 anos, resgatou o Carnaval de rua de Maceió, que se encontrava num processo de extinção. “O bloco chegou para ficar, fixando raízes, mantendo a tradição, elevando a autoestima do alagoano e gerando emprego e renda”, ressalta Lyra. Ele acrescenta que o Pinto da Madrugada tem como parceiros o Governo do Estado e a classe empresarial alagoana.



Mas o Pinto da Madrugada não é reverenciado apenas no dia do desfile. No último dia do ano, às 6h, acontece o primeiro Réveillon do Brasil, na orla da Ponta Verde, com animação de uma orquestra de frevo. Há, também, o tradicional Munguzá do Pinto, que este ano será no dia 26 de janeiro, das 7h às 10h, em frente ao Hotel Ponta Verde, e o aniversário do Pinto, no dia seguinte, das 10h às 14h, na orla da Ponta Verde, próximo à Barraca Pedra Virada, quando acontece o Carnaval para Crianças (Oficinas de Boi de Carnaval, máscaras, frevo, pinturas); desfile de fantasias.

Segundo a secretária-adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, o Bloco Carnavalesco Pinto de Madrugada é uma entidade que mudou a cara do Carnaval de Maceió, resgatando frevo e algumas manifestações populares, acrescentando que o desfile anual do Pinto é, sem dúvida, o maior acontecimento do período pré-carnavalesco na capital alagoana.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário