Cartão SUS pode ser feito em cinco bairros de Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Maceió (SMS) está com uma novidade para os cidadãos de Maceió. Trata-se da implantação da nova forma de realização e retirada do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde, o Cartão SUS.

Agora, novos locais estão preparados para ofertar o atendimento ao usuário na capital alagoana. Distribuídas em diferentes bairros, as unidades de saúde Roland Simon no Vergel, João Paulo II no Jacintinho, Ib Gatto Falcão no Tabuleiro do Martins, Aliomar Lins no Benedito Bentes II e o Pam Bebedouro já se encontram capacitados para atender e receber a população.

“A iniciativa é aproximar o serviço da população. Por exemplo, um morador da parte alta não precisará se deslocar para retirar o cartão do SUS, ele poderá fazê-lo no próprio bairro”, esclarece Mary Higina Romeiro, coordenadora do cartão SUS em Maceió.

Segundo ela, o cartão é o registro do cidadão dentro do Cadastro Nacional de Saúde e com ele é possível coletar uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado. Os documentos necessários para fazer o cartão são: comprovante de residência; RG, caso o interessado não tenha, basta apresentar a certidão de nascimento (ou certidão de casamento) e CPF;

Mary Higina salienta ainda que 90% dos maceioenses já são cadastrados e destaca a importância de ter o cartão, contribuindo para a organização de serviços de saúde, buscando ampliar e qualificar o acesso dos usuários a estes serviços.



A partir do cartão é possível obter dados referentes à imediata identificação do usuário, com agilidade no atendimento, melhoria de acesso da população a medicamentos, possibilidade de revisão do processo de compra de medicamentos, integração de sistemas de informação, além do acompanhamento, controle, avaliação e auditoria do sistema e serviços de saúde.

Serviço pela Internet

O Ministério da Saúde lançou o Portal do Cidadão (portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/index.htm) onde é possível efetuar um pré-cadastro. Na página, os seguintes campos deverão ser completados: nome completo, CPF, nome da mãe, data de nascimento e município de nascimento. Ao completar o preenchimento, a página vai gerar um número de protocolo de atendimento que será usado por um agente público da saúde, nas unidades de atendimento acima habilitadas, para emitir o Cartão SUS.

Na mesma página e já de posse do cartão, o usuário pode conferir informações sobre suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. Esse serviço possibilita também a consulta dos nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados dão ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Fonte: Alagoas 24 Horas





Deixe seu comentário